Autoridades se unem contra o crescimento da COVID-19

Para evitar a onda vermelha, autoridades se unem contra o crescimento da COVID-19, que pode afetar ainda mais o comércio

Os números recentes da pandemia em Araguari  acenderam a luz amarela das entidades que representam o comércio e indústria da cidade. Com isso, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Araguari) Pedro Luiz Souza e da Associação Comercial e Industrial de Araguari (ACIA) Leonardo Melo, se reuniram com vereadores na tarde desta quarta-feira 12, em audiência, na Câmara Municipal. Na pauta, assuntos necessários ao combate da covid-19, além das estratégias que serão avaliadas e encaminhados ao executivo.


O objetivo é encontrar medidas que possam contribuir para que Araguari não sai da onda amarela para vermelha, o que pode acarretar em medidas mais severas como fechamento do comércio com base no programa “Minas Consciente”.


Fui procurado pelo presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL Araguari, Pedro, que demonstrou sua preocupação, pois, é preciso que a comunidade colabore com as medidas de prevenção que contenha esse crescimento dos casos. Desta forma, ele acredita que pessoas poderiam migrar para Araguari. Isso poderia resultar em novos casos da doença e comprometer o sistema de saúde local”. Afirmou o presidente da Câmara Municipal, Wesley Lucas, lembrando que ficou acertado com os presentes que o município apresente uma minuta na próxima semana para discutir as propostas apresentadas pelas próprias entidades.


Além de comprometer o sistema de saúde, cabe ressaltar que o aumento considerável de casos e mortes poderá obrigar o município a retroceder à onda vermelha do plano estadual Minas Consciente. Sendo assim, somente aos serviços essenciais seriam permitidos o funcionamento, como supermercados, padarias, açougues, farmácias, construção civil, obras de infraestrutura e outros.


No entanto, o presidente da CDL, Pedro Souza, explicou que Araguari pertence a uma macrorregião do Triângulo do Norte. Desta forma, o recuo para a onda vermelha dependerá ainda do perfil epidemiológico de outros municípios.

Estamos preocupados com o aumento de casos, porém, temos ciência que não é o comércio que é o vilão dessa situação. Vamos traçar estratégias e pedimos o apoio da população que precisa manter os cuidados para a prevenção da doença. Em nome de todas as entidades e comerciantes aqui presentes, quero destacar a importância do Legislativo na tomada dessas ações que serão estudadas por nós”. Finalizou.


A ASCOMARI, Associação do Comércio de Alimentos de Araguari, representada pelo seu presidente, o comerciante Gleiston Pereira Silva, também esteve na reunião e apresentou sua preocupação com bares, restaurante e lanchonetes alinharem procedimentos com os demais poderes e entidades afim de evitar a propagação da COVID 19. Existe a discussão que esse segmento feche meia noite, no entanto será discutida na próxima reunião.

Foto: ASCOM/CMA