Falta constante de energia elétrica é tema da Tribuna Livre
O encontro contou com a participação de 15 vereadores que apresentaram os seus requerimentos e apreciaram as seguintes Matérias da Ordem do Dia:
Projeto de Lei nº 2 de 2024, de autoria do Executivo, que ltera a Lei n° 6.868, de 22 de dezembro de 2023, que cria a Secretaria Municipal de Logística, Licitações, Compras, Contratos e Tecnologia da Informação, centraliza na Secretaria Municipal de Administração as ações relacionadas às parcerias, acordos, convênios, ajustes e outros instrumentos congêneres celebrados pelo Município de Araguari, e dispõe sobre a transformação da Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social na Secretaria Municipal do Trabalho, Ação Social, da Juventude e Combate à Fome, promove a extinção da Secretaria Municipal da Juventude, Combate à Fome e a Dependência Química, transforma e cria cargos públicos, e promove alterações na Lei n° 6.870, de 22 de dezembro de 2023, a qual estabelece a reestruturação remuneratória dos cargos e empregos públicos que menciona, e dá providências. A vereadora Dêda Lima (PL) pediu vista de 15 dias desse projeto.
Projeto de Lei nº 3 de 2024, de autoria do Executivo, que altera o inciso V do art. 1° da Lei n° 6.542, de 2 de maio de 2022, que dispõe sobre a criação de cargos públicos de provimento efetivo de Advogados, Contadores, Técnicos em Contabilidade e de Operador de Atendimento do PROCON, altera o vencimento-base do cargo de Contador, dando outras providências. O vereador Tiãozinho do Sindicato (União Brasil) pediu vista de 6 dias desse projeto.
Projeto de Lei nº 10 de 2024, de autoria do Executivo, que denomina de “UBSF Wanderlei Inácio - Mãe Preta”, a Unidade Básica de Saúde da Família do Residencial Bela Suíça. Aprovado por 14 votos.
Projeto de Lei nº 12 de 2024, de autoria do Executivo, que dispõe sobre alteração dos incisos II e XI do art. 2° da Lei n°. 3.719, de 25 de fevereiro de 2002, que trata do Fundo Municipal de Habitação e Saneamento - FMHS. Aprovado por 14 votos.
Projeto de Lei nº 16 de 2024, de autoria da Mesa Diretora, que altera os subsídios dos Vereadores do Município de Araguari, fixados pela Lei n°. 5.806, de 29 de setembro de 2016, e mantidos para a atual legislatura. Aprovado por 14 votos.
Projeto de Lei Complementar nº 2 de 2024, de autoria da Mesa Diretora, que concede reajuste de vencimentos aos servidores efetivos e comissionados da Câmara Municipal de Araguari, e promove alterações na Lei Complementar n°. 209, de 11 de abril de 2023, que dispõe sobre a organização administrativa da Câmara Municipal de Araguari e estabelece o Plano de Cargos, Carreira, Vencimentos e Atribuições de seus Servidores, dando outras providências. Aprovado por 14 votos.
Projeto de Decreto Legislativo nº 95 de 2023, de autoria do vereador Wilian Postigo (PL), que concede o Título de Cidadã Honorária de Araguari a Excelentíssima Senhora Evanete Peres Domingues. Aprovado por 14 votos.
Projeto de Decreto Legislativo nº 96 de 2023, de autoria do vereador Léo Mulata (Republicanos), que concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Excelentíssimo Senhor Iuri Silva Eziquiel. Aprovado por 14 votos.
Projeto de Decreto Legislativo nº 1 de 2024, de autoria do vereador Claytinho Brazão (PSC), que concede o Título de Cidadão Honorário de Araguari ao Excelentíssimo Senhor Jônatas Rodrigues Oliva. Aprovado por 14 votos.
Projeto de Decreto Legislativo nº 2 de 2024, de autoria do vereador Renato Bnegas (PSC), que concede concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Excelentíssimo Senhor Paulo Victor Barbosa. Aprovado por 14 votos.
Veto nº 3381 de 2023 do executivo que Of 3381_2023 - Prefeito (Contem razões de veto total às Emendas de n°s 016, 040-l-b, 012-III, 017-VI-a), 017-Vl-b), 028-IV-a), 028-lV-b), 035-III, 039-IV-a), 039-IV-b), 039-IV-c), 039-IV-d), 014-VI, 044 e 043, integrantes do Anexo XXIV da Proposição de Lei n° 172, de 28 de novembro de 2023). O veto do prefeito foi derrubado unanimidade.
Tribuna Livre
A convite do vereador Giulliano Tibá (PSB), representantes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) participaram da Tribuna Livre.
“Depois da reunião que tivemos nessa Casa, preparamos um plano de ação para sanar os problemas a curto prazo com ações corretivas e preventivas, queremos que a população tenha uma resposta rápida”, explicou o coordenador de Atendimento Público da Cemig, Valter Hugo Vieira.
As principais causas apontadas para as constantes interrupções de energia foram: 40% meio ambiente, 20% fenômenos naturais e 31% falhas dos componentes da rede. Para diminuir esse impacto, há um plano para manutenção preventiva e corretiva da rede, só esse ano serão investidos mais de 4 milhões de reais em Araguari. As primeiras ações imediatas foram as inspeções básicas, detalhadas e termográficas.
As ações de manutenção da rede serão intensificadas com as podas nas áreas urbanas e limpezas de faixas na zona rural, manutenções preventivas nas estruturas e modernização da subestação.
“Fizemos uma análise de todas as ocorrências que tivemos aqui diariamente junto ao nosso corpo técnico, identificamos as causas e ações imediatas foram propostas para corrigir essas falhas. Além disso, temos o nosso plano de manutenção de redes e os valores para investimento. A subestação de Araguari II atende, atualmente, 55 mil clientes e constatamos que houve um aumento da interrupção de energia aqui na cidade, pedimos desculpas pelos transtornos causados. Por menor que sejam as ocorrências, sabemos que elas causam impactos e tratamos todas com a devida atenção. Se ocorrer a falha, temos que atender com agilidade. Esperamos que a intensificação das nossas ações tragam resultados imediatos”, disse o gerente de Serviços da Cemig, Anderson Moreira Alves.
Sessão Ordinária
Por conta do feriado de Carnaval, a próxima sessão ordinária ocorrerá no dia 15 de fevereiro, quinta-feira, às 8 horas.
Fonte: ASCOM/CMA