Escola do Legislativo apresenta seus projetos

Na manhã desta quinta-feira, 28, a Escola do Legislativo Vereadora Virgínia Alcântara promoveu uma reunião com representantes das escolas do município.

O encontro teve como objetivo convidar as instituições de ensino para participarem dos dois principais projetos da Escola do Legislativo para 2025: a Câmara Jovem e o Parlamento Jovem.

A Câmara Jovem de Araguari tem por finalidade possibilitar aos alunos do 8º e 9º ano das escolas públicas a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar completa, com eleição de 17 vereadores entre os selecionados, diplomação, posse e exercício do mandato, de forma a promover o protagonismo dos jovens na política, além de sua formação política e cidadã.

Já o Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política dos estudantes do ensino médio. Nele, o jovem conhece a política e as formas de participação nos Legislativos municipal e estadual. É uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da sua Escola do Legislativo, realizada em parceria com diversas Câmaras Municipais mineiras. Araguari faz parte do Polo Triângulo e o tema abordado na edição desse ano será: “Juventude e Direitos Culturais”.

Será o terceiro ano que a nossa escola participará dos dois projetos. Temos alunos que quando começaram eram meninos tímidos, que não conseguiam colocar suas opiniões, e, por meio desses programas, nossos estudantes despontaram, melhoraram sua oralidade e escrita, bem como o seu desenvolvimento social e político, e tudo isso foi muito importante na vida deles, inclusive, eles começaram a ter uma visão diferenciada da cidade e do seu bairro”, explicou a professora de língua portuguesa da Escola Estadual São Judas Tadeu, Jaqueline Miranda.

Fonte: ASCOM/CMA