FIEMG participa da Tribuna Livre

Na manhã desta terça-feira, 8, a Câmara Municipal realizou a 12º sessão ordinária da 1º Sessão Legislativa da 32º Legislatura.

Os 16 parlamentares presentes apreciaram as seguintes Matérias da Ordem do Dia:

Projeto de Lei nº 26 de 2025, de autoria do vereador Giulliano Tibá, que modifica a denominação da Rua Três, localizada no Loteamento Cidade Nova II, para Rua João Benedito Simão. Aprovado por 15 votos.

Projeto de Lei nº 27 de 2025, de autoria do vereador Giulliano Tibá, que modifica a denominação da Rua Um, localizada no Loteamento Cidade Nova II, para Rua Claudiana Cândida Batista. Aprovado por 15 votos.

Projeto de Lei nº 28 de 2025, de autoria do vereador Giulliano Tibá, que modifica a denominação da Rua Oito, localizada no Loteamento Cidade Nova II, para Rua Frei Antonino Puglisi - Santo Puglisi. Aprovado por 15 votos.

Projeto de Lei Complementat nº 8 de 2025, de autoria do Executivo, que substitui o Anexo I, de que trata o inciso I do §1°, do art. 2°, da Lei Complementar n° 206, de 17 de fevereiro de 2023, a qual "Dispõe sobre Uso e Ocupação do Solo, bem como do Zoneamento, dando outras providências". Aprovado por 15 votos.

Veto nº 325 de 2025, de autoria do Executivo. Ofício 0320_2025 - Prefeito (Contém razões de veto parcial à Proposição de Lei n° 9, de 18 de fevereiro de 2025, que “Institui adicional anual no ano de 2025, aos servidores ocupantes dos cargos e empregos públicos lotados nas Unidades Básicas de Saúde, CEAAMI e Secretaria Municipal de Saúde, que contribuírem efetivamente na busca ativa e nas ações de atualização da caderneta nacional vacinal e nas ações de imunização dos alunos da rede municipal de ensino, dando outras providências”). Por 16 votos, o veto do prefeito foi rejeitado.

Tribuna Livre

A convite do vereador Giulliano Tibá, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) fez uso da Tribuna Livre. Fizeram o uso da palavra o diretor da FIEMG, Mauro Cunha, a gerente da unidade do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Araguari, Vanda Lúcia, e do supervisor técnico do SENAI Araguari, Alexandre Oliveira.

A FIEMG acredita no poder transformação, são mais de 125 sindicatos filiados. Em 2024, eles fizeram a diferença em 85 cidades mineiras, investindo em educação, tecnologia, saúde, cultura e negócios. Cada ação da federação foi uma passo rumo ao futuro e quando o sistema FIEMG investe, Minas avança. Nas escolas SESI e SENAI (que funcionam integradas), mais de 250 mil alunos foram capacitados e foram disponibilizadas mais de 90 mil vagas gratuitas para ajudar a formar uma força de trabalho capacitada, sendo que o SENAI é a maior instituição profissionalizante da América Latina.

O parque tecnológico da FIEMG recebeu um investimento de R$ 69 milhões, reforçando o compromisso com a modernização, liderando o desenvolvimento industrial, conectando mais de 200 empresas mineiras ao mercado global. A FIEMG é referência em qualidade de vida e segurança de trabalho, inclusive mais de 55 sugestões foram apresentadas para regulamentação da Reforma Tributária. “São 12 regionais em todo Estado, com mais de 10 mil funcionários, fornecemos mais de 1500 produtos para atender a indústria de Minas Gerais. Só em Araguari, foram investidos mais de 70 milhões nos últimos anos. Temos várias parcerias, como, por exemplo, o Trilhas do Futuro que é uma parceria com o governo estadual para capacitação de nível técnico. Estamos preparados para atender as empresas do município e ajudar no crescimento de Araguari”, disse o diretor da FIEMG, Mauro Cunha.

Fonte: ASCOM/CMA